Mestre brasileiro do xadrez
É considerado o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos. Seu auge ocorreu em meados da década de 1970, quando venceu importantes torneios e disputou por duas vezes o Torneio de Candidatos.
Em 1972, ganhou o título de Grande Mestre Internacional do Xadrez quando empatou com o romeno Victor Ciocaltea, no Torneio de Hastings, Inglaterra.Foi preparado um desfile no Rio de Janeiro em ocasião da vitória. Mequinho deveria retornar ao Brasil no dia 18 de janeiro de 1972, onde desfilaria em um carro aberto de bombeiros pelas ruas de Guanabara até chegar na Universidade Gama Filho. A Folha de São Paulo comparou sua recepção à da seleção de futebol brasileira, campeã em 1970.
Suas vitórias nos Torneios Interzonais de Petrópolis 1973 e Manila 1976 valeram-lhe a oportunidade de participar do Torneio de Candidatos, etapa de matches eliminatórios que define o desafiante ao título mundial. Em ambas as oportunidades foi eliminado no na primeira fase: no Torneio de Candidatos de 1974 por Viktor Korchnoi e no Torneio de Candidatos de 1977 por Lev Polugaevsky.
Comentários
Enviar um comentário